As duas primeiras trilhas que eu e o Leandro (meu marido
e companheiro de trilhas) fizemos foram as duas trilhas do Parque
Estadual de Campos do Jordão(Horto Florestal), Trilha da Cachoeira e
Trilha dos Campos, em 27 de julho de 2012. Isso porque meu plano
inicial era começar pelas trilhas da Grande São Paulo, mas como só
nas férias de julho sobrou um tempinho e fomos passar uns dias em
Campos, decidimos aproveitar.
O acesso ao Horto de Campos é fácil, pois, desde o
bairro do Capivari, já há placas indicando o caminho do Horto no
começo da conhecida Avenida Dr. Emílio Lang. O caminho é muito
simples e muito bem conservado, como um ótimo asfalto. Basta
percorrer os 1550 metros da Avenida Dr. Emílio Lang, até ela se
tornar a Avenida Pedro Paulo e percorrer mais 10,8km, um caminho bem
sinuoso, cheio de subidas, descidas e belíssimas construções, como
em quase todos os caminhos de Campos.
Chegamos ao Horto com ele tendo acabado de abrir, às
8h30. Na entrada pegamos uma comanda com os valores dos ingressos e
do estacionamento. O valor do ingresso por visitante é de R$6,00
(estudante paga meia) e para estacionar o carro é mais R$6,00, mas
vale a pena pagar, pois o parque é muito bem cuidado e seguro. Ao
pagar a comanda, aproveitamos para comprar nosso livreto, R$5,00 cada.
Foi um dia todo dedicado às trilhas, pois fizemos não
só as trilhas do projeto como as outras trilhas do parque.Fizemos a
seguintes trilhas: Trilha da Cachoeira, Trilha do Rio Sapucaí,
Trilha das Quatro Pontes e Trilha dos Campos.
Trilha da Cachoeira
Ela faz parte do projeto e é mais fácil do que parece,
o percuso começa por um caminho de terra em que passam alguns carros
que vão até a Estação de Truticultura do Instituto de Pesca, ao
lado desse caminho corre o córrego da Galharda.
Nessa estação há uma barragem no córrego, que forma
uma pequena cachoeira artificial, para a formação das piscinas onde
são criadas trutas. Todos que passam por essa barragem até chegam a
pensar que é a cachoeira, mas não é, pois é somente após a
estação que a trilha realmente começa e vai nos levar a Cachoeira
da Galharda.
A caminhada é bem leve e rápida. Até nos
surpreendemos, pois percorremos os 4,7km da trilha em bem menos que
as 2 horas indicadas pela placa. E valeu a pena, pois apesar de não
ser possível tomar um banho na cachoeira, afinal era inverno, valeu
a pena pela beleza da Cachoeira da Galharda.
Trilha do Rio Sapucaí
Apesar de não fazer parte do projeto vale a pena
percorrê-la, inicialmente pela beleza natural das corredeiras do Rio
Sapucaí-Guaçu, que acompanha todo o início da trilha. Outro motivo
para percorrê-la é para tomar ciência de um absurdo, que esse
belíssimo rio – que corta a também belíssima (e rica) Campos do
Jordão, um dos melhores climas do mundo – está poluído e a
partir disso constatar a ocupação irregular dos morros da cidade e
o fato do esgoto, dessa rica cidade não ser tratado e
consequentemente despejado nos rios, como o Sapucaí. Então surge a
pergunta: como pode Campos do Jordão poluir seus rios?
É claro que isso não tira dessa trilha e do parque o
mérito de serem belos e bem cuidados, mas esperamos um dia poder
voltar a percorrê-la e descobrir que esse rio não está mais
poluído.
Mas voltando a descrição da trilha, ela é difícil,
pois depois de nos afastarmos das corredeiras do rio, devido as
muitas curvas e trechos bem fechados, começamos a perder a noção
de para onde estamos indo. Chegamos até a pensar que pegamos o
caminho errado. Só começamos a perceber que estamos no caminho
certo quando passamos pela tiroleza. Olha essa trilha, realmente
exige que quem a faça já tenha hábito em fazer trilhas, pois quem
não tem, vai sofrer, mas vale a pena.
Trilha das Quatro Pontes
Ela é curta e bem simples e é por ela que se chega à Trilha dos Campos. Como já diz o nome durante essa trilha passamos
por quatro pontes que atravessam o Rio Sapucaí. Essa trilha é para toda família.
Trilha dos Campos
Ela é a continuação da trilha anterior e também é
bem puxada, principalmente para quem ficou o dia todo fazendo
trilha. É uma trilha bem íngreme e aberta, com o sol bem na cara, mas muito bonita, com belos mirantes. Porém achamos que ela não é
tão interessante para fazer parte do projeto trilhas quanto a Trilha
do Rio Sapucaí, como descrito anteriormente. Mas vale a pena, para
quem tem muito fôlego e fortes pernas.
Como já disse ficamos o dia todo no parque, saímos de
lá com ele fechando. Mas não almoçamos no parque, não porque não
havia opção, pelo contrário o restaurante pareceu muito bom, mas
como já havíamos tomado um reforçado café da manhã no Hotel
Refúgio Alpino, optamos apenas por um lanche. E valeu a pena tomar
um Chá Indiano (Chai) com um delicioso bolo de pinhão. Afinal à
noite ainda teríamos um delicioso festival sopa no hotel.
Alías, aproveito para encerrar comentando sobre onde se
hospedar em Campos. E realmente não é tarefa fácil encontrar
hospedagem barata por lá. Mas encontrei esse hotel, o Refúgio
Alpino, que é barato – para os padrões de Campos – e muito
bom, lá a diária é de R$260,00 para casal e deu para
aproveitar bem vários dias em Campos em plena temporada de inverno,
em um hotel confortável, com bom atendimento, uma lindíssima vista
e muita tranquilidade. E esse hotel parece sempre fazer boas
promoções, por exemplo, recebi um e-mail deles que agora em
outubro, eles estão como uma promoção para o próximo feriado (11/10 a
14/10 por R$600,00).
Outra opção é se hopedar na cidade vizinha Santo
Antônio do Pinhal, como suas pousadas mais em conta, vale a pena
pesquisar.
Mas para quem está sem grana, acho que até dá para
arriscar um bate e volta de ônibus. Visto que o acesso ao horto é
fácil e há uma linha de ônibus que tem ponto final dentro do
parque, não precisando nem pagar para estacionar o carro.Essa linha
deve sair do terminal de Campos. Mas é necessário ir bem cedo,
passar o dia e aproveitar o ônibus para descansar.
Essas trilhas são com certeza uma ótima opção para o próximo feriado, 12 de outubro.
Para todos uma boa trilha e até a próxima!
Abraço,
Priscila










































Bacana a descrição !Vou ficar nessa mesma Pousada no Final do ano , e estou com uma duvida , a localização . Estou indo sem carro e queria saber se é fácil chegar no centro turístico a pé .Muito Grato pelas informações e parabéns pelo blog!
ResponderExcluirGilberto,muito obrigada! Você provavelmente vai gostar muito da localização desse hotel, ele está a 1,8km do Bairro do Capivari, com 20 minutos de caminhada você chega ao centrinho. E já no caminho há ótimos restaurantes. Olha o link com a rota a pé que eu fiz no Google Maps
Excluirhttps://maps.google.com.br/maps/ms?msid=204010587377328872411.0004ccbfd61145ec79ab5&msa=0&ll=-22.725682,-45.568886&spn=0.017536,0.027595
Qualquer dúvida disponha e um bom passeio! Abraço, Priscila
Muita boa sua descrição. Irá nos ajudar a planejar nosso próximo passeio. Muito obrigada!!
ResponderExcluir