sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Trilha da Cachoeira e Trilha dos Campos:P.E. Campos do Jordão


As duas primeiras trilhas que eu e o Leandro (meu marido e companheiro de trilhas) fizemos foram as duas trilhas do Parque Estadual de Campos do Jordão(Horto Florestal), Trilha da Cachoeira e Trilha dos Campos, em 27 de julho de 2012. Isso porque meu plano inicial era começar pelas trilhas da Grande São Paulo, mas como só nas férias de julho sobrou um tempinho e fomos passar uns dias em Campos, decidimos aproveitar.

O acesso ao Horto de Campos é fácil, pois, desde o bairro do Capivari, já há placas indicando o caminho do Horto no começo da conhecida Avenida Dr. Emílio Lang. O caminho é muito simples e muito bem conservado, como um ótimo asfalto. Basta percorrer os 1550 metros da Avenida Dr. Emílio Lang, até ela se tornar a Avenida Pedro Paulo e percorrer mais 10,8km, um caminho bem sinuoso, cheio de subidas, descidas e belíssimas construções, como em quase todos os caminhos de Campos.



Chegamos ao Horto com ele tendo acabado de abrir, às 8h30. Na entrada pegamos uma comanda com os valores dos ingressos e do estacionamento. O valor do ingresso por visitante é de R$6,00 (estudante paga meia) e para estacionar o carro é mais R$6,00, mas vale a pena pagar, pois o parque é muito bem cuidado e seguro. Ao pagar a comanda, aproveitamos para comprar nosso livreto, R$5,00 cada.

Foi um dia todo dedicado às trilhas, pois fizemos não só as trilhas do projeto como as outras trilhas do parque.Fizemos a seguintes trilhas: Trilha da Cachoeira, Trilha do Rio Sapucaí, Trilha das Quatro Pontes e Trilha dos Campos.

Trilha da Cachoeira



Ela faz parte do projeto e é mais fácil do que parece, o percuso começa por um caminho de terra em que passam alguns carros que vão até a Estação de Truticultura do Instituto de Pesca, ao lado desse caminho corre o córrego da Galharda.





Nessa estação há uma barragem no córrego, que forma uma pequena cachoeira artificial, para a formação das piscinas onde são criadas trutas. Todos que passam por essa barragem até chegam a pensar que é a cachoeira, mas não é, pois é somente após a estação que a trilha realmente começa e vai nos levar a Cachoeira da Galharda.




A caminhada é bem leve e rápida. Até nos surpreendemos, pois percorremos os 4,7km da trilha em bem menos que as 2 horas indicadas pela placa. E valeu a pena, pois apesar de não ser possível tomar um banho na cachoeira, afinal era inverno, valeu a pena pela beleza da Cachoeira da Galharda.








Trilha do Rio Sapucaí



Apesar de não fazer parte do projeto vale a pena percorrê-la, inicialmente pela beleza natural das corredeiras do Rio Sapucaí-Guaçu, que acompanha todo o início da trilha. Outro motivo para percorrê-la é para tomar ciência de um absurdo, que esse belíssimo rio – que corta a também belíssima (e rica) Campos do Jordão, um dos melhores climas do mundo – está poluído e a partir disso constatar a ocupação irregular dos morros da cidade e o fato do esgoto, dessa rica cidade não ser tratado e consequentemente despejado nos rios, como o Sapucaí. Então surge a pergunta: como pode Campos do Jordão poluir seus rios?

É claro que isso não tira dessa trilha e do parque o mérito de serem belos e bem cuidados, mas esperamos um dia poder voltar a percorrê-la e descobrir que esse rio não está mais poluído.









Mas voltando a descrição da trilha, ela é difícil, pois depois de nos afastarmos das corredeiras do rio, devido as muitas curvas e trechos bem fechados, começamos a perder a noção de para onde estamos indo. Chegamos até a pensar que pegamos o caminho errado. Só começamos a perceber que estamos no caminho certo quando passamos pela tiroleza. Olha essa trilha, realmente exige que quem a faça já tenha hábito em fazer trilhas, pois quem não tem, vai sofrer, mas vale a pena.







Trilha das Quatro Pontes



Ela é curta e bem simples e é por ela que se chega à Trilha dos Campos. Como já diz o nome durante essa trilha passamos por quatro pontes que atravessam o Rio Sapucaí. Essa trilha é para toda família.






Trilha dos Campos



Ela é a continuação da trilha anterior e também é bem puxada, principalmente para quem ficou o dia todo fazendo trilha. É uma trilha bem íngreme e aberta, com o sol bem na cara, mas muito bonita, com belos mirantes. Porém achamos que ela não é tão interessante para fazer parte do projeto trilhas quanto a Trilha do Rio Sapucaí, como descrito anteriormente. Mas vale a pena, para quem tem muito fôlego e fortes pernas.










Como já disse ficamos o dia todo no parque, saímos de lá com ele fechando. Mas não almoçamos no parque, não porque não havia opção, pelo contrário o restaurante pareceu muito bom, mas como já havíamos tomado um reforçado café da manhã no Hotel Refúgio Alpino, optamos apenas por um lanche. E valeu a pena tomar um Chá Indiano (Chai) com um delicioso bolo de pinhão. Afinal à noite ainda teríamos um delicioso festival sopa no hotel.

Alías, aproveito para encerrar comentando sobre onde se hospedar em Campos. E realmente não é tarefa fácil encontrar hospedagem barata por lá. Mas encontrei esse hotel, o Refúgio Alpino, que é barato – para os padrões de Campos – e muito bom, lá a diária é de R$260,00 para casal e deu para aproveitar bem vários dias em Campos em plena temporada de inverno, em um hotel confortável, com bom atendimento, uma lindíssima vista e muita tranquilidade. E esse hotel parece sempre fazer boas promoções, por exemplo, recebi um e-mail deles que agora em outubro, eles estão como uma promoção para o próximo feriado (11/10 a 14/10 por R$600,00).






Outra opção é se hopedar na cidade vizinha Santo Antônio do Pinhal, como suas pousadas mais em conta, vale a pena pesquisar.

Mas para quem está sem grana, acho que até dá para arriscar um bate e volta de ônibus. Visto que o acesso ao horto é fácil e há uma linha de ônibus que tem ponto final dentro do parque, não precisando nem pagar para estacionar o carro.Essa linha deve sair do terminal de Campos. Mas é necessário ir bem cedo, passar o dia e aproveitar o ônibus para descansar.

Essas trilhas são com certeza uma ótima opção para o próximo feriado, 12 de outubro. 

Para todos uma boa trilha e até a próxima!

Abraço,

Priscila 

3 comentários:

  1. Bacana a descrição !Vou ficar nessa mesma Pousada no Final do ano , e estou com uma duvida , a localização . Estou indo sem carro e queria saber se é fácil chegar no centro turístico a pé .Muito Grato pelas informações e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilberto,muito obrigada! Você provavelmente vai gostar muito da localização desse hotel, ele está a 1,8km do Bairro do Capivari, com 20 minutos de caminhada você chega ao centrinho. E já no caminho há ótimos restaurantes. Olha o link com a rota a pé que eu fiz no Google Maps
      https://maps.google.com.br/maps/ms?msid=204010587377328872411.0004ccbfd61145ec79ab5&msa=0&ll=-22.725682,-45.568886&spn=0.017536,0.027595
      Qualquer dúvida disponha e um bom passeio! Abraço, Priscila

      Excluir
  2. Muita boa sua descrição. Irá nos ajudar a planejar nosso próximo passeio. Muito obrigada!!

    ResponderExcluir