quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Parques com Trilhas no Litoral de São Paulo


Agora lá vai a lista dos parques no litoral. Há para todos os gostos: na Baixada Santista, no litoral sul e no norte.

Baixada Santista
1. Parque Estadual Serra do Mar- Núcleo Itutinga-Pilões-70 km do centro da capital-Endereço: Estrada Elias Zarzur (ou de Itutinga), Km 8 (início do parque no nº 268), Cubatão, SP. Uma trilha – Trilha Nascente do Passareúva (nível baixo).

Fonte:Internet

Litoral Sul
2. Parque Estadual do Itinguçu- 128 km da capital-Endereço: Estrada Ecologista Arnaldo Paschoalino (ou Estrada do Paraíso, que é continuação da Estr. Guaraúna),s/n, Iguape, SP. Uma trilha – Trilha do Itinguçu (nível baixo).

Fonte:Internet

3. Parque Estadual Ilha do Cardoso-272 km da capital-Endereço: Avenida Prof. Wladmir Besnard (endereço na ilha, portanto necessário chegar em Cananéia e localizar local em que se faz a travessia de barco), s/n, Cananéia, SP. Três trilhas – Trilha do Saco Grande(nível médio), Trilha do Poço das Antas (nível médio) e Trilha das Piscinas da Lage (nível alto).

Fonte:Internet

Litoral Norte
4. Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Caraguatatuba-200km da capital-Endereço: Rua do Horto Florestal, 1200, Bairro Rio do Ouro, Caraguatatuba, SP. Uma trilha-Trilha do Poção (nível médio).

Fonte:Internet

5. Parque Estadual IlhaBela-210km da capital-Endereço: Praça Cel. Julião de Moura Negrão, IlhaBela 115 SP. Três trilhas – Trilha da Água Branca(nível baixo), Trilha da Cachoeira do Gato(nível médio) e Trilha do Baepi (nível alto).

Fonte:Internet

6. Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Picinguaba-240km da capital-Endereço: Rodovia BR101, Km11, Ubatuba, SP. Duas trilhas – Trilha da Praia Brava da Almada (nível médio) e Trilha do Corisco (nível alto).

Fonte:Internet

7. Parque Estadual Ilha Anchieta-240km da capital-Avenida Plínio de França,85, Ubatuba, SP. Três trilhas – Trilha do Saco Grande (nível médio), Trilha Praia do Sul (nível médio) e Trilha Subaquática(nível médio).

Fonte:Internet

De todos esses parques só conheço o Parque Estadual do Itinguçu, que visitei há muitos anos atrás, nem sei como está hoje, acho até que ele deve ser um dos primeiros que irei visitar. Na verdade até achava que ele ficava em Peruíbe, pois o acesso é por essa cidade, mas olhando no mapa percebi que o parque está bem na divisa com Iguape.

Com exceção do Núcleo Itutinga-Pilões, em Cubatão, a 70km da Capital, acho, que para começar, todos esses parques são interessantes para quem mora na região ou vai sempre passear nesses lugares, pois parece que dificilmente dá para fazer um bate e volta, para quem mora na Grande São Paulo, pois vai demandar um certo tempo achar os parques e fazer as trilhas, portanto acho que dificilmente dá para fazer isso em um dia.

Mas estou morrendo de vontade de visitar todos nas férias de Dezembro/12 e Janeiro/13, pois essas trilhas são maravilhosas para fazer no verão. Acho que vai faltar férias para tanta trilha! Mas eu conto tudo em breve!

Abraço,

Priscila

Nenhum comentário:

Postar um comentário