Agora
lá vai a lista dos parques no litoral. Há para todos os gostos: na
Baixada Santista, no litoral sul e no norte.
Baixada
Santista
1.
Parque Estadual Serra do Mar- Núcleo Itutinga-Pilões-70 km do
centro da capital-Endereço: Estrada Elias Zarzur (ou de Itutinga),
Km 8 (início do parque no nº 268), Cubatão, SP. Uma trilha –
Trilha Nascente do Passareúva (nível baixo).
Fonte:Internet
Litoral
Sul
2.
Parque Estadual do Itinguçu- 128 km da capital-Endereço: Estrada
Ecologista Arnaldo Paschoalino (ou Estrada do Paraíso, que é
continuação da Estr. Guaraúna),s/n, Iguape, SP. Uma trilha –
Trilha do Itinguçu (nível baixo).
Fonte:Internet
3.
Parque Estadual Ilha do Cardoso-272 km da capital-Endereço: Avenida
Prof. Wladmir Besnard (endereço na ilha, portanto necessário chegar
em Cananéia e localizar local em que se faz a travessia de barco),
s/n, Cananéia, SP. Três trilhas – Trilha do Saco Grande(nível médio), Trilha do Poço das Antas (nível
médio) e Trilha das Piscinas da Lage (nível alto).
Fonte:Internet
Litoral
Norte
4.
Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Caraguatatuba-200km da
capital-Endereço: Rua do Horto Florestal, 1200, Bairro Rio do Ouro,
Caraguatatuba, SP. Uma trilha-Trilha do Poção (nível médio).
Fonte:Internet
5.
Parque Estadual IlhaBela-210km da capital-Endereço: Praça Cel.
Julião de Moura Negrão, IlhaBela 115 SP. Três trilhas – Trilha
da Água Branca(nível baixo), Trilha da Cachoeira do Gato(nível
médio) e Trilha do Baepi (nível alto).
Fonte:Internet
6.
Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Picinguaba-240km da
capital-Endereço: Rodovia BR101, Km11, Ubatuba, SP. Duas trilhas –
Trilha da Praia Brava da Almada (nível médio) e Trilha do Corisco
(nível
alto).
Fonte:Internet
7.
Parque Estadual Ilha Anchieta-240km da capital-Avenida Plínio de
França,85, Ubatuba, SP. Três trilhas – Trilha do Saco Grande (nível médio), Trilha Praia do Sul (nível
médio) e Trilha Subaquática(nível médio).
Fonte:Internet
De
todos esses parques só conheço o Parque Estadual do Itinguçu, que
visitei há muitos anos atrás, nem sei como está hoje, acho até
que ele deve ser um dos primeiros que irei visitar. Na verdade até
achava que ele ficava em Peruíbe, pois o acesso é por essa cidade,
mas olhando no mapa percebi que o parque está bem na divisa com
Iguape.
Com
exceção do Núcleo Itutinga-Pilões, em Cubatão, a 70km da
Capital, acho, que para começar, todos esses parques são
interessantes para quem mora na região ou vai sempre passear nesses
lugares, pois parece que dificilmente dá para fazer um bate e volta,
para quem mora na Grande São Paulo, pois vai demandar um certo tempo
achar os parques e fazer as trilhas, portanto acho que dificilmente
dá para fazer isso em um dia.
Mas
estou morrendo de vontade de visitar todos nas férias de Dezembro/12
e Janeiro/13, pois essas trilhas são maravilhosas para fazer no
verão. Acho que vai faltar férias para tanta trilha! Mas eu conto
tudo em breve!
Abraço,
Priscila







Nenhum comentário:
Postar um comentário